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Uso de proteína por mulheres!!!

5 razões para a mulher consumir proteínas

Conheça os benefícios que a proteína traz ao seu corpo

O consumo de proteína entre as mulheres não é muito comum sendo mais associada aos homens, no entanto, novos estudos concluem que a proteína é um macronutriente essencial ao metabolismo e que o seu consumo deverá ser maior entre o género feminino.
Quem pratica exercício físico de forma intensa necessita de maiores quantidades de proteína para construir, manter a massa muscular e ainda para a produção de enzimas específicas necessárias à recuperação do organismo.

Então mas que quantidade de proteína devo ingerir? 
Cerca de 0,8 a 1,5 grama de proteína por peso corporal. É uma estimativa adequada para manter a massa muscular, a recuperação do seu metabolismo e suprir as necessidades criadas pela atividade física. Representa 4 a 5 refeições diárias com 20 a 25 gramas de proteína por refeição, dependendo do seu peso corporal.
De todos os macronutrientes (gordura, hidratos de carbono) a proteína é a que demora mais tempo a ser digerida, tornando-se num processo de grande dispêndio energético, transmitindo também uma maior sensação de saciedade e por mais tempo.

Que tipo de proteína devo consumir? 
Todos nós ouvimos dizer que a carne branca, os ovos e o atum são fontes saudáveis de proteína. É verdade, mas outras fontes como a carne vermelha, o peixe, feijões, frutos secos e a soja são também fontes de proteína saudáveis e que devem ser consumidas de forma regular.
A carne vermelha ajuda o cérebro com as funções de memória, além de ser uma forte fonte em ferro e zinco, nutrientes necessários ao bom funcionamento do metabolismo.
Os feijões ou a soja são bastante económicas e são ricas em ácido fólico, importantes nas funções cognitivas e na prevenção da depressão.
Quando a sua alimentação não é a mais equilibrada e tem dificuldade em realizar tantas refeições diárias, um suplemento de proteína pode ser uma boa e prática ajuda.

5 razões para as mulheres consumirem proteína
1- Proteína ajuda na recuperação muscular depois do exercício físico
2- O consumo de proteína de forma regular e adequada ajuda na perda de massa gorda corporal
3- Um adequado consumo de proteína, permite a ingestão de menos calorias durante o dia, já que existe uma maior sensação de saciedade
4- A proteína ajuda na perda de líquidos acumulados (retenção de líquidos), pois a quantidade de água que transporta por grama é inferior a outro macronutrientes
5- As mulheres que comem proteína têm menos probabilidade de sentirem desejo de alimentos açucarados já que o nível de açúcar no sangue e níveis de insulina estão melhor.

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